Nesta segunda-feira (16), prefeitos reuniram-se na sede da Funasa, em Teresina, para oficializar a assinatura dos convênios de saneamento básico em seus municípios.
O presidente nacional da Funasa, Henrique Pires, presidio o evento junto com o superintendente no Piauí, Gilberto Antônio. O deputado Atila Lira também esteve na solenidade.
Porém, Os prefeitos já começam o ano com uma notícia ruim em nível municipal. Diferente dos anos anteriores, que sempre têm previsão de repasse de parcelas maiores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), no início do ano, em 2017 a realidade é diferente. No Piauí, gestores alertam para uma situação de falência com a retração do recebimento dos recursos. O prefeito de Hugo Napoleão, Hélio Rodrigues (PT), acredita que com a queda, "a situação pode levar as prefeituras ao caos".
Em janeiro de 2017, o repasse do FPM vai cair 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. Em fevereiro, o repasse é maior que no mesmo período do ano passado, - recebe um incremento entre 35% de 39%. Isso representa um ganho real de apenas 14% se comparado com o déficit do mês anterior, janeiro. Em março, o repasse volta a ser negativo e maior ainda, de 39%, se comparado ao mês equivalente do ano passado.
No Palácio Karnak, Fábio Macedo esteve com a vice-governadora do estado Margarete de Castro Coelho, que no momento Substitui o Governador Wellington Dias que se encontra em Portugal. Também dialogou na Secretaria de Desenvolvimento rural do Estado Piauí com o secretário Francisco das Chagas Limma. Finalizando sua agenda de visitas na sede da Receita Federal. Sequencialmente apresentou projetos, viabilizou recursos e buscou regularizar a situação de pendencias com o INSS juntoao município.