Também estava presente o Prefeito de Acauã Reginaldo Raimundo Rodrigues (Molão) e o vice-prefeito de Jacobina, Vanderlei Carvalho assim como os técnicos da EMATER Secretários de Agricultura e representantes das prefeituras de Paulistana, Betânia, Acauã, Jacobina, Caridade, Patos, Curral Novo, Belém do Piauí e Queimada Nova.
Em espaço cedido para questionamentos o prefeito Fabio Macedo questionou o porquê do Município de Betânia do Piauí não ter enquadrado no Garantia-Safra 2015/2016, pois o mesmo com ofício em mãos onde afirma que o município não foi beneficiado. "De acordo com informações do laudo técnico, Instituto Nacional de Meteorologia-INMT, o índice de Suprimento de Água para o crescimento vegetal-ISACV/CEMADEN e do Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuária - GCEA/IBGE". Onde apenas um dos estudos feitos constatou perca da safra acima de 50%, onde só é efetuado o pagamento quando é constatado a perca em no mínimo dois institutos.
Respondendo ao questionamento, Roberto Henrique Prado afirma que tudo foi feito baseado nesses estudos e que até o momento não foi encontrado nenhum erro. Afirmando que o município em questão não se enquadrou, gerando assim a manifestação de alguns técnicos da EMATER, Presidente do STR de Betânia do Piauí Luiz e o Sec. de Agricultura Francisco, que não achavam correto essa forma de analise, sendo que a realidade das safras do município não condis com os estudos.
Diante dos questionamentos o consultor estadual e o representante da equipe técnica da coordenação Nacional afirmaram que entediam a situação, mas, que não foi encontrado erro.
E finalizaram a reunião, dizendo que o prefeito Fabio pode recorrer se consegui provar erro nos estudos feitos.
Após o termino da apresentação dos conteúdos em pauta o coordenador estadual Matias da por encerrada a reunião.
Roberto Prado membro da equipe técnica da coordenação nacional do garantia safra nos concedeu uma entrevista para esclarecer o porque de Betânia do Piauí ter ficado fora.
Interativa - Estou aqui com o Roberto prado que faz parte da equipe técnica da coordenação nacional do garantia safra.
Interativa - Roberto, o nosso município ele ficou sem o garantia safra 2015 e 2016, a população quer saber a nova gestão também por qual motivo Betânia não se enquadrou?
Roberto - O garantia safra é considerado um benefício condicionado, o que é isso? Ele é um benefício que tem que ser feito uma série de condições para que o agricultor receba, ele não é um benefício simplesmente dado diretamente, e uma dessas condicionantes tem que haver uma perda confirmada da produção agrícola superior a 50% da produção agrícola do município das culturas que são apoiadas, que são de arroz, milho, feijão, mandioca e algodão, e tem quatro indicadores que podem fazer essa avaliação da perda, no caso é um laudo que é feito pelo técnico que o próprio prefeito indica, as informações agro meteorológica do estudo nacional de meteorologia, índice de saturação de água pro crescimento vegetal que é feito pelo CEMADEN e as informações do LSPA que são fornecidas pelo IBGE, no caso especifico do município de Betânia, só a informação do laudo deu uma perda superior a 50%, as outras informação também deram perda só que foi inferior a 50%. Como nós precisamos de ter pelo menos dois indicadores para poder haver pagamento no município nessa safra 15 e 16. Nessa 15 e 16 não foi possível fazer o pagamento e é por causa disso, dos 4 indicadores só um deu perda superior a 50%, os outros 3 deu perda inferior a 50%.
Interativa - Então nesse caso o município fica sem o garantia safra justamente por essas indicações?
Roberto - Exatamente.
Interativa - Por institutos que fizeram estudos?
Roberto - A não ser que seja comprovado que algum desses teve um erro técnico algum erro de coleta, o princípio o município fica fora. Até hoje nós já fizemos revisão inclusive dos laudos das informações do IBGE e não conseguimos encontrar nenhum erro, seria aí. Agora é bom esclarecer para a população que não quer dizer que não teve perda, quer dizer que a perda foi inferior a 50%, quer dizer que pode ter tido uma perda de 40% que é uma perda alta, eu sei que para o agricultor significa muito. Mais no ponto de vista da lei nós não podemos pagar, só podemos pagar se a perda for superior a 50% e nessa safra 15 e 16 para o município de Betânia do Piauí só um laudo deu perda superior a 50% os outros deram perda inferior a 50%, infelizmente não tem o que ser feito no momento.
Interativa - No caso Betânia não enquadrou pelo estudo feito, 2015 e 2016 está fora?
Roberto - A não ser que encontre algum erro, a princípio não encontramos nenhum erro nesses estudos, se não foi encontrado nenhum erro. Está fora.
Interativa - Obrigado Roberto Prado ele que faz parte da equipe da coordenação nacional do seguro safra.
Roberto - Ok, nós estamos disponíveis tanto a coordenação nacional quanto a coordenação estadual que fica aqui em Teresina estamos disponíveis para está tirando dúvidas tanto da prefeitura quanto entidades de classe agricultura.