Com o objetivo de fortalecer ainda mais o Programa Bolsa família no Município, a Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o CRAS e a prefeitura municipal de Betânia do Piauí Realiza Seminário Sobre Cadastro Único e Programa Bolsa família.
O Seminário foi realizado dia 23 de março de 2017 na praça de eventos de Betânia do Piauí, onde muitas famílias estiveram presente e tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.
Estiveram presente a vice perfeita Luzinete representando o prefeito municipal, os vereadores, Francelandio (Meu Nego), Celia de Bonifácio, professor André, Orlando, Edvaldo e Zetinha, os secretários Josivan de Finanças, Maximiano da educação, Francisco da agricultura, Tico de Obras e Taciana da Assistência Social. O representante do Conselho Tutelar Francielton, o assistente social Val, o operador máster do bolsa família Luciel, a psicóloga Humildes (Lulu), Humildes de Adelina e o padre Carlos Danilo também participaram.
O evento teve como palestrante o Coordenador Estadual do Cadastro Único e Bolsa família Roberto Oliveira, que explicou em qual situação as famílias se enquadra no programa.
A renda mínima exigida é de 170,00 por pessoa. Se uma família de quatro pessoas tem uma renda de 200,00 dividindo esse valor por quatro fica 50,00 por pessoa, portando enquadra no programa. No caso de uma família de quatro pessoas com uma renda de 800,00, dividindo esse valor por quatro a renda é de 200,00 por pessoa, não enquadra ao programa.
Roberto também destacou a importância de atualizar o cadastro, informando corretamente a renda, e quantidade de pessoas na família.
Mães do Bolsa Família recebem subsídio durante e após gravidez
As gestantes e mães que amamentam são protegidas com dois benefícios que compõem o Bolsa Família: o Variável Gestante e o Variável Nutriz. Eles são pagos durante o período de gravidez e nos primeiros meses de amamentação, com o objetivo de reforçar a alimentação das mães e dos recém-nascidos e outras necessidades.
A variável gestante, ao ser identificado a gestação através do Agente Comunitário de Saúde ou Posto de Saúde ao ser feito o pré-natal, poderá ser acrescentado o pagamento de nove parcelas de R$39,00. E além da identificação da gestação terá que ter no mínimo 4 consultas do pré-natal.
Variável Nutriz, a partir do nascimento dos bebês, as mães do Bolsa Família têm direito ao Benefício, que pode ser solicitado no setor responsável pelo programa no município com a apresentação da certidão de nascimento. A partir da inclusão da criança no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal, que precisa ser feita até o sexto mês de vida, o MDS efetua o pagamento de seis parcelas mensais de R$ 39,00.