O Garantia Safra 2015/2016 foi considerado perdido pelo coordenador nacional do benefício Roberto Prado. Diante disso o atual prefeito de Betânia do Piauí, FABIO DE CARVALHO MACEDO juntamente com seus parceiros, Sindicato do Trabalhadores Rurais, secretaria de Agricultura, FETAG, EMATER e Presidentes de Associações, não mediram esforços e reivindicaram junto à órgãos competentes (Ministério do Desenvolvimento Agrário e IBGE) através de ofícios, relatórios e laudos, fornecidos pela EMATER, onde provaram que houve uma perda de mais de 80% da safra de milho e feijão no município.
"Prefeito Fabio Macedo e o Secretario de Agricultura Francisco, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Luiz, na cede do IBGE em picos buscando uma solução para o Garantia Safra 2015/2016".
"O Prefeito Fabio no MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário), em mais uma tentativa para reverter a situação do Garantia Safra 2015/2016".
A luta foi reconhecida pelo governo federal que publicou hoje no diário oficial da união a portaria 245/2017 autorizando o pagamento da garantia safra 2015/2016 aos agricultores de Betânia do Piauí. A primeira parcela será paga ainda este mês.