Em 2008 foi aprovada a Lei Federal 11 738/08 que reduz a carga horária de todos os professores do país, a lei assegura que 1\3 (um terço) da jornada do trabalho do docente seja fora da sala de aula, usando esse tempo para atividades extraclasse, como planejamento pedagógico. Sendo, portanto, 2|3 (dois terços) em sala de aula.
Em horas relógio, 1\3 corresponde a 13 horas e 20 minutos, que devem ser cumpridos fora da sala de aula em planejamentos pedagógicos.
2\3 correspondem a 26 horas e 40 minutos para ser cumpridos em sala de aula.
No entanto, em Betânia sempre houve uma distribuição ilegal dessa carga horária entre os professores da rede. Enquanto a menor parte de professores era beneficiada trabalhando abaixo da carga horária, outros, a maioria estava sendo prejudicada trabalhando muito mais do que determina a Lei. Vejamos como exemplos professores de 40 horas semanais:
Um grupo de professores de 40 horas estava trabalhando por semana, 25 horas relógio em sala de aula.
Um outro grupo, a maioria, estava trabalhando 30 horas relógio e 20 minutos em sala de aula. Ou seja, uma diferença de 5 horas e 20 minutos a mais por semana.
A diferença também existia proporcionalmente em jornadas de 20 e 25 horas.
Com a decisão do gestor, todos os professores cumprirão suas jornadas de forma igualitária como determina a Lei.
O prefeito Fábio destaca que atendeu mais do que uma reivindicação feita pela maior parte dos docentes, está fazendo cumprir a Lei, Fábio destaca que o que está sendo feito agora, o município já deveria ter feito 10 anos atrás quando a Lei foi aprovada.