O evento aconteceu terça-feira (04) no CRAS no período da tarde, voltado para profissionais da Secretaria de Saúde, Assistência Social, Educação e Conselho Tutelar. A palestra foi ministrada pela psiquiatra Andressa Theresa do CAPS 2 e do CAPS infanto-juvenil de Paulistana, também teve a participação da psicóloga Amanda, coordenador Erinaldo Reinaldo e a educadora física Joelma.
(Andressa Theresa de Macedo Brasileiro, psiquiatra pela AMB/ABP)
(Amanda, psicologa do CAPS II)
(Erinaldo Reinaldo, coordenador do CAPS)
“Setembro Amarelo” trata-se de uma campanha de conscientização realizada em todo o Brasil para a prevenção do suicídio. Ocorre durante todo o mês de setembro, em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio – 10 de setembro e tem como objetivo alertar a população sobre a importância de se falar sobre assunto e as formas de prevenção.
Entre jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a terceira principal causa de morte nesta faixa etária no Brasil. Tendo aumentado consideravelmente no país e no mundo, o comportamento suicida entre jovens e adolescentes tem motivações complexas, podendo incluir humor depressivo, uso de substâncias psicoativas, rejeição familiar, negligência, entre outros.
Tendo em vista esses dados a RAPS Paulistana vem buscando juntamente com os municípios pactuados sanar essa realidade tão cruel.
Para a campanha de desse ano de 2018 a RAPS Paulistana buscou trabalhar com medidas preventivas, principalmente nos municípios com maior índice de tentativas de suicídio, que são: Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí e Paulistana. Não que nós outros municípios não tenha casos, mas esses vêm ocorrendo com maior frequência.
O encerramento das atividades alusivas ao Setembro Amarelo será dia 29/09 na Praça de Eventos em Paulistana com a participação de vários artistas da região, participe.
(Lasara, secretária de saúde de Betânia do Piauí)
Lasara: O suicídio, afeta além de suas vítimas, os sobreviventes. Esse problema envolve profissionais de saúde e outros setores, direto ou indiretamente, que lidam com o problema no cotidiano. Palestras como essas são importantes, principalmente para manter os profissionais informados e preparados para esta situação. Vamos juntos mudar essa realidade no nosso município.
No mês de Setembro, o CAPS concentra seus esforços na campanha, Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio. Trazida para o Brasil em 2014, está é a maior campanha ante estigma, que visa informar corretamente à população acerca dos fatores de risco e prevenção ao suicídio.
(Francilândia, secretária de Assistência Social)
A secretária de Assistêcia Social Francilândia, agradeceu a todos que estiveram presente, a equipe do CAPS, a parceria da secretaria de saúde e disse estar determinada a apoiar essa causa.