O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Betânia do Piauí na presidência de Luiz Raimundo Rodrigues, e toda diretoria juntamente com vários trabalhadores rurais do município participaram hoje quarta feira (22) do protesto contra a reforma da previdência (PEC287) na cidade de Paulistana Piauí.
O protesto de iniciativa dos vereadores de Paulistana Osvaldo da Abelha Branca e Elias de Liberato iniciou pela manhã com servidores públicos do município de Paulistana, que protestaram pelas ruas da cidade, ganhando apoio do vereador Daniel de Alberto Presidente da câmara de vereadores de Paulistana.
O movimento contou com a partição dos sindicatos de Paulistana, Queimado Nova, Jacobina, Curral Novo, Acauã, Betânia do Piauí, Lagoa do Barro e São Francisco de Assis, que mobilizaram os trabalhadores rurais para participar desse ato em defesa dos direitos trabalhistas.
Em seguida Vereadores da microrregião,e da cidade de Betânia do Piauí professor André, Célia de Bonifácio presidente da câmara, Edivaldo de Luiz, Edcarlos, Francelandio (MeuNego), Mauricio, Orlando, Zetinha e a vice-prefeita Luzinete, prefeito Molão da cidade de acauã, Vanderlei vice-prefeito de Jacobina e Welio José Secretário de educação de Paulistana representando o prefeito Gilberto José de Melo (Didiu) participaram da audiência publica sobre a proposta de emenda constitucional (PEC287).
Em explanação da FETAG-PI, com as palavras de Simão, explicou que a audiência tem dois objetivos o primeiro é mostrar e demostrar com informações o porquê de ser contra a proposta de emenda constitucional 287/2016. Da mesma forma esclarecer justificativa do governo federal no início da elaboração dessa proposta de que quem estava quebrando a previdência social era os trabalhadores rurais, esclarecendo através de dados para que todos fiquem consciente de que quem está quebrando a previdência social não são os trabalhares rurais, portanto o movimento sindical é contra a retirada de direito.
Em segundo queremos sair certos daqui, que a câmara de vereadores de Paulistana e as demais possam aprovar em sessão solene uma moção de apoio contra a retirado de direitos dos trabalhadores rurais nessa proposta de emenda constitucional.
O presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Betânia agradeceu a participação dos trabalhadores e que como sindicalista irá lutar pelos direitos trabalhistas. A presidente da câmara de vereadores de Betânia Célia de Bonifácio declarou total apoio dos vereadores a manifestação contra a reforma da previdência.
A vice-prefeita de Betânia Luzinete fez uso da palavra representando o prefeito Fabio Macedo, que não pode estar no evento por motivo superior, destacando que como vice-prefeita e agricultara é contra a reforma.
PRINCIPAIS PONTOS DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Idade mínima para se aposentar: 65 anos
Tempo mínimo de contribuição: 25 anos (na prática, 49 anos para chegar aos 100% do valor)
Regra igual para homens e mulheres
Vale para trabalhadores de empresas privadas, servidores públicos e políticos. Militares ficam fora
Homens com 50 anos ou mais e mulheres com 45 anos ou mais terão regra de transição: só terão de trabalhar 50% a mais do que falta hoje para sua aposentadoria (se faltarem dois anos, trabalham três)
Nada muda para quem já tem tempo de aposentadoria pelas regras atuais
Pensão por morte não pode ser acumulada com aposentadoria e será de 50% da aposentadoria do falecido, mais 10% por dependente.